,

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Como desfocar o fundo das fotos

Primeiramente o nome correto para se da a esse efeito é profundidade de campo. Alguns dos fatores que influenciam ou resultam no efeito "desfocado" é relativa Abertura do diafragma, para entender melhor sobre diafragma clique aqui.

Distância focal: Quanto maior for a distância focal, ou maior o zoom, maior poderá ser o desfoque. Quanto menor o ângulo alcançado pela lente, menor vai ser a distância focal. Focalizar o assunto principal da imagem com uma grande angular vai produzir menos desfoque do que focalizar o assunto com uma teleobjetiva, que oferece uma visão mais fechada, consequentemente resultará em um maior desfoque do que uma grande angular, que possibilita uma visão mais aberta da cena e assim menos desfoque.

Distância entre o assunto e a lente: Quanto mais próximos estamos do assunto fotografado menor será a profundidade de campo. Portanto, quanto mais próximo você estiver do assunto a ser fotografado, mais desfocado ficará o fundo ou em outras palavras, você deve aproximar o máximo possível do assunto, ou use o zoom máximo e necessário, e outra dica é usar o macro (botão c/ícone da florzinha) para que a câmera desfoque mais ainda, mire sempre no centro do assunto, e se for pessoa, mire sempre nos olhos.

Distância entre assunto e fundo: Quanto mais distante o fundo estiver das áreas aceitáveis de foco da profundidade de campo mais desfocado sera o resultado, ou explicando de outras palavras o assunto a ser fotografado deve ficar o mais distante possível do que está atrás dele, e se for uma modelo, mande ela ficar o mais longe possível do que está atrás.

Lente 50mm
A 50mm é uma lente fixa, ela não possuem zoom, estou citando ela porque ela é uma lente clara, fixa e barata!. Podemos encontrá-la em 3 tipos de aberturas máximas de diafragma: f/1.8, f/1.4 e f/1.2. Em qualquer um dos modelos disponíveis, ela dá um resultado espetacular de desfoque. Existem também outros modelos de objetivas fixas e geralmente elas apresentam grande abertura do diafragma, o que auxilia muito nos desfoques.

Dica
Aprenda a criar efeito bokeh incríveis com luzes de fundo.

Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo.

E ai, gostaram do tutorial? deixe seu comentário! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário