,

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Panning – Como Fazer?

Panning é fotografar um objeto em movimento e mostrar o movimento da cena, ou melhor, fazer um borrão no fundo da imagem, mostrando somente o assunto principal. Veja um exemplo:
Na fotografia, sabemos que o objeto está em movimento porque o fundo está todo borrado.

Tudo está ligado à velocidade de obturação. Quando alta, você consegue captar imagens congeladas. Quando lenta, você consegue um efeito borrado.

Como fazer o efeito Panning em suas fotos?
Para que você possa dominar perfeitamente esta técnica é preciso muita prática e treino, não desanime se não conseguir de primeira. Tente fazer várias fotos com diferentes velocidades e acompanhando diferentes objetos.

Como fazer?

O primeiro passo é ter firmeza ao segurar a câmera e utilizar velocidade de obturador relativamente baixa, assim você conseguirá uma exposição mais demorada, tendo tempo suficiente para borrar uma parte da cena.

A velocidade do obturador sempre vai variar de acordo com a velocidade do assunto, mas, em geral, você pode optar por 1/150 ou mais lenta. Agora, se o seu assunto estiver muito muito rápido, como, por exemplo, um carro de corrida em ação, você pode arriscar 1/40 de segundo, que geralmente funciona bem. Aponte e foque o seu assunto que está se movendo e acompanhe a câmera junto com ele.

Quando terminar todos os ajustes, clique e comece a tirar a foto. Continue seguindo o seu assunto com a sua câmera, a exposição vai terminar e, se você conseguir seguir a velocidade do assunto com sua câmera, ele deverá estar nítido enquanto o fundo ficou desfocado.

Pode parecer complicado, mas nada como o tempo e um pouco de treino para você domina a técnica.

Photoshop
Há como fazer um efeito similar no Photoshop, porém os resultados não são totalmente perfeitos, se você também não dominar o programa. Os resultados diretamente na sua câmera costumam ser bem melhores.

Dicas

  1. Use aberturas grades
  2. Tente fazer a noite também, como veículos por exemplo. É um pouco mais complicado, mas nada como treino, e as luzes darão uma beleza especial à imagem.
Imagem ilustrativa do efeito:

E ai, o que acharam da técnica? Comentem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário