,

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Como escolher um tripé

O tripé para máquina fotográfica é um item de equipamento básico, ele tem que oferecer resistência a movimentos, aguentar pelo menos o dobro do peso da câmera com sua lente mais pesada e ele cria estabilidade para a imagem. Em exposições longas ou planos fechados.
Os tripés são muito usados nas fotografias noturnas e nas macro para evitar uma imagem borrada ou distorcida, utilizada também em estúdio. Os tripés podem ser usado em qualquer situação, porém, no dia a dia ou em locais com boa exposição às pessoas optam por fotografias sem tripé, devido à agilidade e praticidade.

Um tripé bom que não seja de fibra de carbono não pesará menor que 1.3 Kg se tiver uma altura máxima de 1,70 m. Não tem jeito de fazer um tripé de alumínio e magnésio bom (estável) que seja leve.

Em geral, os tripés para máquina fotográfica são articulados na cabeça, eles tem movimentos para cima, para baixo e para os lados. Eles permitem virar a câmera na vertical também. Alguns possuem a cabeça removível.

Para escolher um tripé para máquina fotográfica defina:

  1. Onde você vai carregar (carro ou na mão); 
  2. Qual sera sua ultilidade, será para fotografia noturna ou para macro; 
  3. Fotografia de ambiente ou estúdio; 
  4. Se ira fazer vídeo.


Dicas
Verifique antes de comprar seu tripé o peso máximo que ele suporta, depois pese seu equipamento (câmera, lente, gripe, flash - se for usar tudo junto). Assim terá um tripé com estabilidade para o seu equipamento.

Para videos, você vai precisar de um tripé com uma boa articulação.
Para estúdios você vai precisar de tripés mais pesados e com uma grande versatilidade de posições.

Para testar se um tripé é bom, arme ele com as pernas no comprimento máximo em uma superfície horizontal, eleve a coluna central até o meio (mais que isso com certeza vai balançar). Depois de armado, aplique uma leve pressão com a mão de cima para baico no centro da cabeça do tripé, e tente mover no sentido horizontal, não pode balançar ou gingar, se fizer isso, não presta.

Uma das marcas mais conhecidas de tripés é a Manfrotto, no site da empresa você encontra um configurador de tripés, que te ajuda a escolher um dos milhões de modelos ideal para sua câmera.

Temos também as marcas:
  • Velbon
  • WF
  • Gitzo
  • Slik



Nenhum comentário:

Postar um comentário