,

sábado, 18 de janeiro de 2014

Fotografando contraluz

A técnica de contraluz é quando o objeto a ser fotografado esta com uma grande fonte luminosa na parte de trás, com a luz vindo por trás, ele estará na sombra projetada por ele mesmo. Isso faz com que o fundo fique mais claro e produz lindas imagens de silhuetas. Veja um “esquema” abaixo.


O resultado do uso do contraluz é uma imagem com muito contraste entre a parte clara e a escura, já que a lente não consegue balancear a iluminação tão bem quanto os nossos olhos. 

Primeiramente para conseguir esse efeito a chave mestre é a fotometria. Afinal, a maioria das pessoas aponta a câmera em direção ao Sol e reza para um bom resultado, sem ao menos entender o que esta fazendo.

Aplicando a técnica
Para uma foto na contraluz você poderá usar o Center Spot ou o Pontual para realizar a Fotometria.
O1. Primeiramente você precisa esta em um ambiente externo, aconselho uma praia, coloque o modelo em uma posição em que o sol fique por trás do fotografado;
O2. Faça com que a fotometria encontre maior quantidade de luz no horizonte atrás do modelo;
O3. Pronto, agora é só clicar!

Regrinha: desligue o flash!

As fotografias contraluz indicar drama, tristeza, felicidade, e muitos outros sentimentos, dependendo da intenção e do enquadramento. Para consegui uma boa fotografia contraluz você precisa fotografar um objeto com o contorno bem marcado e reconhecível. 

Imagens ilustrativas 

Um comentário: